quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Vila Olímpica, boa opção de almoço

Conheci o Vila Olímpica no primeiro semestre deste ano. Almoçava lá cerca de uma vez por semana. Hoje, depois de 1 ou 2 meses sem comparecer, voltei e, para minha alegria, continua sendo uma ótima opção de almoço quando nos damos ao luxo de gastar, esporadicamente, um pouco mais do nosso dinheiro para tratar bem o estômago.

Para quem não sabe, o Vila Olímpica é o restaurante do Parque Esportivo da PUCRS. Fica entre o estádio e o Hospital São Lucas. Para quem vem de carro, na hora de pegar o cartão do estacionamento, fica bem à direita dos guichês.

O buffet livre conta com 4 mesas básicas. Uma de saladas, com opções de verdura, frutas, sobremesas e alguns legumes, como cenoura ralada. Outra mesa vem antes da principal, geralmente com um ótimo chopsuey e sushi. O principal vem com a comida mais básica: hoje tínhamos carreteiro com molho vermelho e lingüiça, arroz, feijão, polenta frita, aipim cozido, frango grelhado, moela com molho, costela na panela. E a última mesa tem dois ou três tipos de massa diferentes, com molhos (hoje, molho vermelho e de presunto) e temperos (páprica e queijo ralado, quase sempre).

Mais uma vez, aprovado. O chopsuey, macarrão-miojo chinês com legumes e molho escuro, como de costume, foi a base de meu almoço lá, ainda que hoje pudesse ter um pouco mais de molho. Para minha felicidade, o miojo estava bem cozido, nunca crocante. Provei um pouco da massa (aquela em forma de concha, não me recordo o nome oficial) com molho de presunto, que mais era um bom molho aos quatro queijos com lasquinhas de presunto.

Apesar de que um bom almoço pede carboidratos, me servi também de um naco de frango grelhado, também muito bom e simples. Ainda tentei me servir de umas poucas polentinhas fritas, mas um cara mal-educado na minha frente pegou os OITO pedaços que restavam e me deixou a ver navios. Como prefiro verduras em casa que em restaurantes, me servi apenas de umas duas folhas de rúcula e um pouquinho de cenoura ralada. Para meu alívio, não continham o horrendo vinagre.

Para rebater, uma xícara de cafezito, novinho e forte, como deveria ser sempre. Já peguei dias de café claramente mais velho lá, mas hoje dei sorte.

A Juliana, hoje, resolveu não se servir de sobremesa. Tudo porque não teve nenhuma boa experiência com sobremesas no Vila Olímpica. Eu nunca como sobremesas e não gosto delas, mas a Juliana, que é apreciadora, garante que são intragáveis. Menos o clássico bom-bom Ouro Branco, comprado no caixa na hora de pagar a conta.

Vila Olímpica - 09/08/2007
Endereço: Av. Ipiranga, 6690, prédio 80, PUCRS - Jardim Botânico, Porto Alegre (RS).
Estacionamento: Sim (R$ 3,50), sem manobrista.
Preço de hoje: R$ 12,90 por pessoa (R$ 10,90 o buffet livre, mais bebidas).
Nota do Vicente: 7,5.
Nota da Juliana: 8,0.

9 comentários:

Juliana Mota disse...

Reforço o comentário do Vicente: não coma as sobremesas do Vila Olímpica! Conselho de quem entende de doce. Elas são melequentas e sem gosto. Ãs que levqam chocolate são sebosas. Confiem em mim. Opte pelas frutas do buffet de saladas ou pelo Ouro Branco mesmo. O Restaurante oferece serviço para eventos, formaturas, casamentos. Se alguém optar em fazer uma festa lá, cuide com o cardápio das sobremesas para não decepcionar os convidados. Bjos.

Juliana Mota disse...

Só uma correção: não era carreteiro, mas risoto de calabresa. Todos os dias eles servem um risoto diferente. Foi lá que peguei o gostinho por esse prato. Eles servem um risoto de queijo maravilhoso. Nunca fiz risoto e quero muito aprender. Até comprei um livro sobre o prato, mas gostaria de uma receita testada e aprovada. Se alguém tiver uma, por favor, contribua!

Ponso disse...

"Para meu alívio, não continha o horrendo vinagre." PUTZ, Professor. Vinagre é um bálsamo milagroso. E não estou falando dos balsâmicos, dos quais também gosto. Mas um bom vinagre feito de vinho da colônia é essencial a qualquer salada. Te perdôo, tal qual Hector Bonilha, por saber que a maioria dos vinagres que se acha por aí são realmente horrendos. Abraços.

Unknown disse...

"Apesar de que um bom almoço pede carboidratos, me servi também de um naco de frango grelhado, também muito bom e simples."

Me desculpem os vegetarianos, mas refeição tem que ter carne.

E é bom saber desse restaurante. É aqui perto de casa. Alem disso, parece ter bastante diversidade e não é muito caro.

E sobre a sobremesa, agora fiquei com curiosidade pra saber os lugares onde ela é boa.

Anônimo disse...

Claro, Diogo, sou totalmente carnívoro, tu sabes bem disso. Só dou preferência para os carboidratos ao meio-dia, e deixo para comer carne à noite. Esse negócio que proteína pesa no estômago é coisa de fresco (hshdsds). Sobre o Vila Olímpica, é um buffet executivo bem legal mesmo. Não tão caro nem tão bom (dizem, pois eu nunca fui) quanto o Panorâmico, irmão mais famoso dentro da PUC.

Juliana Mota disse...

Meu caro Diogo, se tu está esperando dicas de lugares com excelentes sobremesas, tu não vai te decepcionar com o Serviço de Mesa. Sempre procuro experimentar as sobremesas nos restaurantes que freqüento. Para não te deixar curioso, aí vão umas dicas: trufa de morango com leite condensado da Bella Gulla. É divina. Só para adiantar, um dos locais com a melhor sobremesa que já comi foi a Casa do Camarão, na Nilo. Um puff de mousse de chocolate ao leite, branco e meio amargo. Para sustentar o doce, uma crosta de chocolate... Tenho outras mil dicas, mas terei de voltar aos lugares e experimentar novamente as sobremesas para fazer posts com mais propriedade. :D

Anônimo disse...

PONSITO: obrigado pelo perdão. Mas vinagre, na minha salada, não tem perdão.

Anônimo disse...

e azeite de oliva? e o balsâmico? nada, nadinha!?

Anônimo disse...

Nada. Salada é a folha da verdura e ponto. Tá, pode ser cozida, no caso de um brócolis. Cenoura ralada também.