quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

De volta ParaTodos

O PerTutti melhorou bastante de uns anos para cá. A galeteria teve seus bons momentos no início desta década, deu alguns sinais de decadência há uns poucos anos, mas recuperou-se vivamente. Já em uma formatura, em agosto, foi possível notar a sensível melhora da qualidade da comida e dos serviços. Ontem, uma terça, dia de semana, tudo ficou ainda mais evidente.

O buffet de saladas não passa de médio, mas a sopa de capeletti, nos meses de inverno (não provei ontem, pela temperatura amena), é uma excelente pedida. Há, ao lado da sopa, uns três tipos de queijo (gorgonzola, colonial e parmesão) que complementam o couvert inicial, com uma ótima polenta frita, qualificados bolinhos de aipim e mais, tudo sendo reposto prontamente, formando uma mesa farta.

Mas o melhor da história é o galeto. Sabemos que as galeterias hoje são bem mais do que casas que servem galeto: são tantos os tipos de massas e até carnes que fazem parte dos rodízios que muitos clientes até esquecem de apreciar a iguaria que é a razão de ser, ao menos oficial, deste tipo de estabelecimento. O problema é quando os restaurantes também esquecem da qualidade dos galetos, servindo muitas vezes um frango mais velho, mais seco e com menos sabor. Defintivamente, não é caso do PerTutti: dos galetos que ando provando em Porto Alegre é o melhor, no mesmo nível de nomes como Casa do Marquês e Vêneto (da José de Alencar). Bem temperado, é feito na hora, com uma carne suculenta e macia, que se vê que é um galeto de verdade, bem novinho.

As massas acabaram ficando em segundo plano para mim ontem, tal a qualidade do galeto. A Juliana esteve mais atenta a esta questão e disse que gostou bastante (as que provei foram plenamente aprovadas), porém faltou diversidade e algumas das favoritas dela. Quem sabe no sábado a oferta seja maior?

É com muito prazer que volto a recomendar esta galeteria. Trata-se de mais uma opção que os porto-alegrenses voltam a ganhar.

PerTutti - 02/12/2008
Endereço: R. Dona Laura, 546, Rio Branco - Porto Alegre (RS)
Telefone: (51) 3330-4060
Estacionamento: Sim (gratuito, na calçada, apenas cinco vagas)
Preço: R$ 25,90 por pessoa
Nota do Vicente: 9,0

Foto: PerTutti

3 comentários:

Pati Benvenuti disse...

Se eu tivesse tempo e talento para escrever notas culinárias como vocês eu poderia fazer um post descrevendo o ambiente botequístico onde frequentemente estou São Paulo. Agora, com o Igor morando na capital paulista, cobrem dele, ele é bom para essas coisas!
Beijos

Vicente Fonseca disse...

Vossos artigos serão mui bem-vindos. Aliás, foi bom tu lembrar: tá na hora de tomar vergonha na cara e atualizar isso aqui.

This blog isn't DYING (VdP wins forver), we are just lazy people!

Pati Benvenuti disse...

Se conseguir um dia escrevo sobre o cardápio popular dos botecos de são paulo, nordestino-apaulistados.
Sim, eu lembro os outros de atualizar os blogs mas não faço isso com o meu (cara dura mesmo)!!!
Beijos pra vcs!