sexta-feira, 20 de junho de 2008

O melhor chocolate quente

Mais um inverno rigoroso se inicia amanhã. Particularmente, uma das poucas coisas que me consola nesse momento é a possibilidade de apreciar mais e mais chocolates quentes. Já experimentei diversos pelos cafés de Porto Alegre e alguns em Buenos Aires, portanto posso dar meu veredicto com propriedade: o melhor chocolate quente por essas bandas é o do Press Café. Depois que provei esse chocolate, costumo dividir a bebida em duas categorias: os feitos com leite quente e achocolatado em pó e o chocolate quente do Press.

Desde a primeira vez que o degustei, tive a sensação de que uma barra de chocolate meio amargo havia sido derretida na xícara e servida em seguida. Ele tem uma consistência bem encorpada e mantém a cor do chocolate em barra. Não é doce demais e é servido na temperatura ideal. Esqueçam os chocolates aguados e com aquela cor de café com leite.

Existe a opção de pedir o chocolate do Press com chantilly e aí vai mais um ponto positivo para a cafeteria: o chantilly é servido em uma porção à parte e não em cima da bebida, sem alterar o sabor do chocolate e sem deixar a xícara transbordar.

Para equilibrar o sabor doce da bebida, em geral peço algum salgado para acompanhar. Recomendo o tradicional pão de queijo, o croissant recheado com presunto e queijo ou a quiche de 4 queijos. O sanduíche de presunto e queijo é muito bom também. O Vicente já experimentou a pizza, que vem numa porção ideal para o lanche. Me pareceu excelente também, mas ele pode opinar melhor, assim como em relação ao expresso. Saliento que todos esses pratos sempre são servidos bem quentinhos e são muito crocantes. Faz algum tempo que não provo os doces, mas pelo visual certamente têm o mesmo padrão dos salgados.

Como sugestão para deixar a cafeteria ainda melhor, sugiro ampliar a variedade de salgados. Atualmente, são apenas as opções que citei acima, mais as baguetes. Acho que poderiam servir outros modelos de salgados (é que já provei todos...). Outra sugestão é que poderia haver a opção de meia baguete para aqueles que querem fazer apenas um lanche e não uma refeição! Apenas um modelo de baguete oferece essa possibilidade.

Analisando melhor a situação.... que venham esses dias mais gelados de uma vez!











Press Café
Endereço: Moinhos Shopping - R. Olavo Barreto Viana, 36 - 3º Piso
Estacionamento: Sim, e caro!
Nota da Juliana: 9,5

2 comentários:

Vicente Fonseca disse...

Para mim, o Press é o melhor mesmo. Ambiente deveras agradável, a pizza com manjericão é excelente, o expresso é ótimo e este chocolate quente (eu que nunca fui assim um grande fã da iguaria) é excepcional. Parece mesmo uma barra derretida.

Juliana Mota disse...

Tenho que ser justa. O chocolate do Z Café é muito bom também. É que o chocolate do Press é fora de série.